top of page

Indicação de Livros

Ajudando os Filhos a Sobreviverem ao Divórcio. Archibald D. Hart. São Paulo: Mundo Cristão, 1998. O autor ensina que deve ser feito para ajudar os filhos a enfrentarem as dificuldades decorrentes do divórcio dos pais. É possível que pais divorciados, com a orientação adequada, possam auxiliar os filhos a se tornarem mais ajustados e bem-sucedidos, mas isso exigirá bastante esforço.

As Cinco Linguagens do Amor para Solteiros. Gary Chapman.  São Paulo: Mundo Cristão, 2005. O autor se vale de sua experiência como conselheiro familiar, palestrante e estudioso dos relacionamentos para abordar o período da vida em que a aplicação dos princípios das cinco linguagens é crucial para definir, restaurar ou consolidar o presente e o futuro de pessoas adultas não casadas.

A Coragem de Ser Imperfeito. Como aceitar a própria vulnerabilidade, vencer a vergonha e ousar ser quem você é. Brené Brown. Rio de Janeiro: Sextante, 2016

A Conspiração do Silêncio - O trauma do incesto. Sandra Butler. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

Caniços quebrados. Relação de Ajuda e Restauração de Vida de Ministros Religiosos. Dr. Albert Friesen. Ms. Odinal Ferreira Aguiar. Curitiba: Olsen, 2016.

Conexão. Larry Crabb. São Paulo: Mundo Cristão, 1999. Livro dirigido a todos os que se interessam por cura interior. Tanto aos que têm feridas na alma como aos que estão empenhados em curar essa enfermidade em outras pessoas. O autor acredita na restauração dos relacionamentos humanos e responde como podemos atingir a unidade fraternal que nos levará a um envolvimento recíproco e verdadeiro dentro do Corpo de Cristo.

Curando as feridas do Vício Sexual. Mark R. Laaser. Curitiba: Esperança: 2013.

De Bênçãos e Traições. Albert Friesen, Carlos Grybowski e Roseli M. K. de Oliveira. Viçosa: Ultimato, 2006. O livro leva o leitor a se identificar com as dinâmicas familiares dos personagens bíblicos e ajuda-o a compreender e interpretar melhor sua história. As histórias de Abraão, Sara, Isaque, Rebeca e Jacó e suas famílias são analisadas da perspectiva da terapia familiar sistêmica e do método da observação fenomenológica.

Deixando de lado os tons de cinza. Dannah Gresh e Juli Slattery. Erotismo, intimidade e os anseios do coração de uma mulher. Curitiba: Esperança, 2015.

Dilemas do estado civil - Compreendendo pessoas solteiras. Mariluce Emerim de Melo August. Curitiba: Esperança, 2013. Apresenta a relevância do tema “o modo solteiro de ser”, visando uma pastoral adequada a se público, que necessita ser ouvido, compreendido e aconselhado com base no conhecimento de suas realidades e modos de existir e ser, para que encontre espaço legítimo em suas comunidades.

Esperança no Sofrimento. Larry Crabb e DanAllende. São Paulo: Sepal, 2000. Os autores analisam quatro perguntas básicas que pessoas feridas constumam fazer: O que está errado? Quem pode ajudar? O que o ajudador faz? O que posso esperar?

Esperança para os Separados. Gary Chapman. São Paulo: Mundo Cristão, 2004. Não devemos supor que a separação sempre leve ao divórcio. Ela pode muito bem conduzir a um casamento restaurado, enriquecido e em processo de crescimento. O livro analisa as duas alternativas. A separação não é permanente. Trata-se de um período de transição, quer para a restauração, quer para o término do casamento. Em qualquer um dos casos, devemos tirar o máximo de proveito do processo.

Eu nem imaginava que era Estupro. Robin Warshaw. Rio de Janeiro: Record Rosa dos Tempos. 1996.

Fale a Verdade Consigo Mesmo. William Backus. Belo Horizonte: Betânia, 2000. Vença problemas pessoais com a terapia dos falsos conceitos. Falsos conceitos são pensamentos incorretos que causam desconforto mental, emoções dolorosas, ideias destrutivas, reações imaturas e comportamento irracional. O livro ensina a identificar essas verdades e refutá-las, nos livrarmos dos hábitos incorretos de pensar e substituir nosso arsenal de inverdades destrutivas por confortantes afirmações de verdades.

O Deus que Ouve. W. Bingham Hunter. Curitiba: Esperança, 2004. O autor nos anima a encarar a oração do ponto de vista de Deus. Passamos a orar efetivamente quando Ele se torna o desejo do nosso coração. Hunter responde às nossas perguntas sobre a oração encaminhando-nos à natureza, aos atributos de Deus e à nossa própria vida.

Planeta Single. Norman Wright. São Paulo: Mundo Cristão, 2001. Single = Solidão. Certo? ERRADO! Através de 90 estudos devocionais, o livro revela como é possível curtir a vida e sentir-se plenamente realizado. É um livro para todos os que querem descobrir os atrativos e a finalidade da vida desacompanhada.

Potencial invisível na igreja – 8 marcas de uma comunidade acolhedora para pessoas adultas sem cônjuge. Hartmut August. Curitiba, 2013. Formas de reconhecimento, acolhimento, compreensão e envolvimento das pessoas adultas sem cônjuge por parte da igreja toda, para que estes possam contribuir com alegria nos diferentes ministérios da igreja. Este livro se destina a pastores e líderes de igrejas, educadores e professores de cursos de teologia, além de estudantes e pesquisadores.

Quando o Vínculo se Rompe. Separação, Divórcio e novo Casamento. Esly Regina Carvalho. Viçosa: Ultimato, 200.

Respostas para os Grandes Problemas da Vida. Rick Warren. São Paulo: Vida, 2005. Você descobrirá ensinos bíblicos práticos para lidar com os problemas mais comuns, podendo ainda ajudar outras pessoas a se tornarem mais vencedoras. O assuntos são abordados a partir de exemplos da Bíblia e tratam de estresse, fracasso, depressão, vida abundante, paz interior, desânimo, resolução de problemas, confiança na crise, mudança na vida, problemas, sofirmento e solidão.

Ser Solteiro(a) num Mundo de Casados. Xavier Francisco Amador e Judith Kiersky. São Paulo: Gente, 2003. Os autores falam de pessoas que querem curtir sua solteirice com alegria e tranquilidade enquanto o verdadeiro amor não aparece, mas não sabem como se livrar das cobranças da sociedade e até do próprio inconsciente.

Solteira e feliz. Uma jornada em busca de si mesma. Carolyn McCulley. São Paulo: Vida, 2008.

Solteiros mas não Solitários. Missionários Solteiros no Campo Transcultural. Antônio L. Van Der Meer, Rúbia M. Moreira. Londrina. Descoberta, 2017.

Sonhos Despedaçados. Larry Crabb. São Paulo: Mundo Cristão, 2004. O autor mostra que a experiência da desilusão também tem um aspecto extremamente positivo, na medida em que conduz a alma a um conhecimento mais profundo dos mistérios do Deus vivo. Crabb não propõe ao leitor que ignore o sofrimento ou finja que ele não existe - pelo contrário, ele descortina as amplas possibilidades de crescimento espiritual a partir dos Sonhos Despedaçados.

Uma Vida com Propósitos. Rick Warren. São Paulo: Vida, 2008. O propósito de sua vida é muito maior que a realização pessoal, a paz de espírito ou mesmo a felicidade. É muito maior que a família, a carreira ou mesmo os mais ousados sonhos e ambições. Muito antes de o Universo ser criado, Deus já tinha um plano para você. E os propósitos que ele tem para sua vida vão muito além dos poucos anos que passamos neste mundo. Você foi criado para viver eternamente.

Vidas no Singular. Rosimarie Kunstman Lange. Porto Alegre: Concordia 2008.

Teoria do Apego e Apego a Deus. Fundamentos e Implicações no Cuidado Espiritual. Hartmut August e Mary Rute Gomes Esperandio. Curitiba: MenonPress: 2022.


 
bottom of page